Brasil

Chuvas causam mortes, alagamentos e emergência em 67 municípios de SC

Published

on

As fortes chuvas que caem em Santa Catarina desde a última semana causaram diversas ocorrências em 132 municípios, sendo que 67 deles já decretaram situação de emergência. Duas pessoas morreram em Rio do Oeste e Palmeira por causa das enchentes.

Na madrugada desta segunda-feira (09), o rio no Alto Vale do Itajaí chegou a 12,11 metros acima do nível, um recorde histórico, e deixou a região alagada em alerta. A cidade de Taió, que já sofria com as inundações, foi a mais afetada pela cheia do rio, que ocorreu no fim do domingo.

O rio Itajaí-Açu, em Blumenau, também atingiu o pico de 10,18 metros na madrugada desta segunda-feira, mas está diminuindo aos poucos. Segundo a Defesa Civil, nesta manhã, ele estava com 9,90 m de altura. O rio Uruguai também está em baixa, com 11,62 m de profundidade.

Para socorrer as vítimas das enchentes, os bombeiros militares reforçaram o trabalho em Taió, com novas equipes e uma segunda aeronave. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, disse que as equipes estão focadas na retirada de famílias das áreas de risco, principalmente as que ficaram ilhadas durante a madrugada.

EM ALTA

Sair da versão mobile