A forte chuva na manhã deste sábado em Fortaleza e Região Metropolitana parece que pegou muita gente de surpresa. A forte chuva alagou ruas e invadiu casas em Fortaleza, Eusébio e Caucaia.

“Do nada, chuva em Fortaleza.” “Praticamente agosto e essa chuva em Fortaleza! Clima véi doido esse ano!”, foram alguns dos comentários no Twitter.

No entanto, chuvas nesse período do ano são mais comuns do que parece. Apesar de as chuvas se concentrarem no primeiro semestre no Ceará, o fenômeno ocorre durante todos os meses; embora não seja frequente entre o fim de julho e novembro, não é raro chover nesse período, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A chuva neste sábado é causada por áreas de instabilidade que se formaram próximo à costa do continente e ocorrem na Grande Fortaleza e litoral. São precipitações previstas pela Funceme desde sexta (29), são pontuais e isoladas e não há previsão de continuidade.

Em algumas regiões do Ceará, a chuva neste período é conhecida como “chuva do caju”, por ocorrer quando é mais a colheita do produto é mais farta.