Ceará

Chuva em Hidrolândia destrói ponte e desabriga 40 famílias

Published

on

Cerca de 100 pessoas de 40 famílias no município de Hidrolândia (distante 254 km de Fortaleza) estão desabrigadas em decorrência das fortes chuvas que estão ocorrendo desde a tarde de ontem. A ponte sobre o rio Batoque, um dos acessos à Cidade, foi interditado, porque corre risco de desabamento. Os distritos de Betânia, Conceição, Hidrolândia (Centro) e Irajá tiveram árvores e calçamento arrancados por causa das chuvas e fortes ventos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento, não há registros de vítimas, mas uma família está isolada na comunidade do Morro e deve ser resgatada por barco ou helicóptero pelos Bombeiros. Os desabrigados foram levados para escolas, ginásios e casas de parentes e amigos.

A Cidade está sem energia elétrica e muitos celulares estão sem funcionar. Equipes do batalhão de bombeiros de Canindé e Sobral e Defesa Civil se deslocaram para ajudar nos resgate. A CE-187 chegou a ser interditada por causa do alagamento mas já está liberada.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário se dá, principalmente, pela presença de uma frente fria localizada sobre o oceano na altura do estado da Bahia, à leste do Nordeste. Além disso, embora haja, neste momento, pouca atividade convectiva (formação de nuvens de chuvas mais favoráveis às precipitações) na região onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada (abaixo da linha do Equador), esse sistema indutor também poderá colaborar com formação de chuvas no centro-sul, principalmente, o que inclui, além do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, mas também Ibiapaba e Maciço de Baturité. O centro-sul do Ceará deverá concentrar as principais até amanhã.

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que, após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Guaraciaba do Norte e Hidrolândia nessa madrugada, parte da rede elétrica foi danificada, causando falha no fornecimento em alguns pontos. “A distribuidora esclarece que técnicos já estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o quanto antes”, diz a nota.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile