A quadra chuvosa (fevereiro-maio) no Ceará se aproxima do fim com bons índices já conquistados. Estes volumes acumulados devem-se à regularidade das chuvas neste ano de 2022. Há 105 dias chove de forma consecutiva em, pelo menos, 10 cidades cearenses.

A última vez que o Estado registrou pluviometria abaixo deste número foi em 24 de janeiro deste ano – com precipitações em 8 cidades. O levantamento foi realizado pelo Diário do Nordeste com base nos números da plataforma digital da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme).

No ano passado, essa sequência durou um intervalo menor. Pegando como base o mesmo recorte temporal (10 de maio), choveu durante 92 dias em mais de 10 cidades cearenses.

Em 7 de março do ano passado, a Funceme não registrou pluviometria em nenhum município. Neste ano, em todos os dias o órgão anotou precipitação em pelo menos uma cidade.

Chove em quase todo o Ceará

Em 2022 o Ceará se aproximou de atingir um feito raro. Em cinco décadas – desde que a Funceme começou a monitorar e registrar os dados pluviométricos – só choveu três vezes em todas as cidades cearenses em um único dia Em 15 de março deste ano, 181 dos 184 municípios do Ceará foram banhados pelas chuvas.

 

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?