Noticias

China descobre evidências de água líquida em Marte

Published

on

Um artigo publicado na sexta-feira (28) na revista científica Science Advances descreve uma descoberta incrível feita pelo rover chinês Zhurong, que passou pouco mais de um ano explorando a superfície de Marte – até entrar em estado de hibernação, em maio de 2022.

Embora os cientistas já tenham encontrado muitos indícios de água congelada, a atmosfera incrivelmente fina de Marte torna quase impossível a existência de água líquida por lá. No entanto, segundo os autores do novo estudo, o rover pode ter encontrado evidências de água líquida em baixas latitudes do planeta, onde as temperaturas são relativamente quentes e mais adequadas para a vida.

A equipe liderada por Xiaoguang Qin, professor de geofísica da Academia Chinesa de Ciências, descobriu que a água líquida também pode existir em altitudes mais baixas.

Dados de três dos instrumentos científicos de Zhurong, que foram encarregados de analisar as características da superfície e a composição das dunas marcianas, sugerem que sua camada superficial é rica em sulfatos hidratados e sílica, bem como minerais óxidos. Esse sal permite que o gelo ou a neve derretam a temperaturas mais baixas.

EM ALTA

Sair da versão mobile