(Foto: Divulgação)

A Chapada do Araripe foi homologada, nesta quinta-feira, 04, como a primeira Paisagem Cultural do Ceará. O reconhecimento oficial foi realizado pela governadora Izolda Cela (sem partido), e visa incluir a região na lista de patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Informações foram divulgadas pelo Governo do Estado.

No último mês de março, uma votação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) havia definido que a área seria a primeira a ter o título de Paisagem Cultural do Ceará. No entanto, a decisão só foi homologada hoje.

O reconhecimento vai permitir que a Chapada integre, no inicio de 2023, a lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Unesco.

Essa chancela garante uma gestão compartilhada do território, que deve resultar em ações de proteção para os 29 municípios. Entre as cidades que podem ser beneficiadas estão Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales e Crato.

Estiveram ainda presentes no evento representantes de órgãos como a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). “Que a gente possa avançar nesse reconhecimento, compreendendo esse reconhecimento como um selo, não apenas para se colocar na parede, mas como um instrumento para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Fabiano Piúba, secretário da pasta.

Fonte: Opovo