Ceará

Céu do Ceará terá chuva de meteoros na madrugada de quinta (22); saiba como e onde observar

Published

on

O céu azul marinho comum às noites do Ceará terá, entre hoje (21) e quinta-feira (22), rajadas iluminadas por uma chuva de meteoros, a “Líridas”. O fenômeno é comum no mês de abril, sendo mais visível em locais escuros e de céu limpo, a partir da meia noite.

Uma das capitais com maior taxa média de meteoros é Fortaleza, com 14,2 “estrelas cadentes” por hora iluminando os olhos dos cearenses. A estimativa é da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

“Para grande parte do Brasil, os meteoros vão começar a surgir após a meia noite e vão se intensificando até o amanhecer. Mas se não tiver disposição para acompanhar a noite inteira, o ideal é acordar por volta das 2h ou 3h e ficar até começar a clarear”, recomenda a Bramon.

A Líridas é considerada a mais antiga e a primeira das grandes chuvas de meteoros do ano. A Bramon ressalta, porém, que “no Brasil, temos algo entre 7 e 15 meteoros por hora, mas apenas em locais escuros, afastados dos grandes centros urbanos”. Ainda assim, “é uma excelente oportunidade para encerrar a abstinência dos observadores de meteoros”.

DICAS PARA VISUALIZAR MELHOR

De acordo com Romário Fernandes, professor de Astronomia e tenente do Corpo de Bombeiros do Ceará, moradores de qualquer cidade cearense poderão visualizar a chuva de meteoros, mas há locais com maior probabilidade de avistamento.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile