Brasil

Cerveja goiana com toques de café é eleita a melhor do país

Published

on

A Cervejaria Colombina, localizada em Aparecida de Goiânia, conquistou o prêmio de melhor cerveja artesanal do Brasil pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). A Colombina Cold Brew Lager foi escolhida entre 1.124 rótulos, destacando-se pela qualidade e sabor.

A bebida, uma lager pilsen com toques de café, representa a busca da família Mercês, fundadora da cervejaria, em valorizar o regionalismo e os ingredientes goianos. Segundo Patrícia Mercês, sócia-fundadora e diretora-executiva da Cervejaria Colombina, a escolha do café não foi apenas uma tendência de mercado, mas, sim, uma forma de enaltecer os sabores locais. “A gente sempre teve muito orgulho de ser de Goiás. Utilizamos muitos ingredientes locais nas nossas cervejas, desde especiarias, como limão-china e pimenta bode, até frutas como a baunilha do cerrado, o pequi e a mutamba”, explicou Patrícia em entrevista à revista Globo Rural.

Com 4.3% de álcool, a Colombina Cold Brew Lager é feita com café e fécula de mandioca, que auxilia na fermentação e proporciona leveza à bebida. A criação dessa cerveja foi idealizada pelo sommelier Alberto Nascimento há cerca de um ano, enquanto Mark Von Neumann foi responsável por sua estruturação.

O nome “Colombina” é uma homenagem à personagem da comédia italiana dell’arte do século XVI, conhecida por sua inteligência e força. Essas características também são vistas na família Mercês, que há gerações vem superando barreiras no mercado cervejeiro.

“A Colombina estava à frente do seu tempo. Isso representa muito a história da minha mãe, da minha avó, das minhas bisavós… Eu e minhas irmãs colocamos o negócio pra frente. É um meio muito masculino. São barreiras também de ter mulheres à frente de uma cervejaria. A Colombina nos representa muito”, ressaltou Patrícia à revista.

EM ALTA

Sair da versão mobile