Outros Esportes

Cearense quer escalar os maiores cumes em cada continente

[caption id="attachment_161" align="alignleft" width="620"]Rosier Alexandre, monstanhista cearense, será o primeir nordestino a realizar o feito (Foto: Divulgação)Rosier Alexandre, monstanhista cearense, será o primeir nordestino a realizar o feito (Foto: Divulgação)[/caption]Rosier Alexandre quer concluir o Projeto Sete Cumes. O montanhista viaja, nesta sexta-feira (4) para o Monte Vinson, na Antártida

Published

on

Rosier Alexandre, monstanhista cearense, será o primeir nordestino a realizar o feito (Foto: Divulgação)

Rosier Alexandre, monstanhista cearense, será o primeir nordestino a realizar o feito (Foto: Divulgação)

Rosier Alexandre quer concluir o Projeto Sete Cumes. O montanhista viaja, nesta sexta-feira (4) para o Monte Vinson, na Antártida

 

Já imaginou escalar uma das montanhas mais altas do mundo? O montanhista cearense Rosier Alexandre inicia, nesta sexta-feira (4), uma expedição ao Monte Vinson (4.897m), a maior montanha da Antártida. Esta é a sexta etapa do Projeto Sete Cumes, que consiste na escalada de sete cumes, um em cada continente do mundo.

Rosier já escalou cinco dos sete montes: Aconcágua (6.962m), em janeiro de 2006, Kilimanjaro (5.895m), em março de 2011, Elbrus (5.642m) em agosto de 2011, Carstensz (4.884m), em fevereiro de 2012 e Monte McKinley (6.194m), em junho de 2012.

O montanhista afirmou que, diariamente, prepara seu lado físico e técnico. No entanto, ele ressalta que a principal preparação é a psicológica.

– Preparo meu físico na academia e o lado técnico através das escaladas. Mas seria impossível fazer o que eu faço se o lado psicológico não estivesse bem preparado – afirmou.

Durante a escalada do Vinson, além do isolamento, as condições climáticas extremas tornam o desafio mais complicado. O primeiro a escalar o monte foi o americano Nicholas Clinch, em 1996.

E depois?

Após completar o Projeto Sete Cumes, o montanhista ainda não sabe bem ao certo o que virá pela frente.

– Virão outras montanhas, até porque eu escalo porque gosto. No entanto, devo passar a escalar montnahas mais suaves do que as que eu escalo hoje. Mas só vou pensar nisso depois que eu completar o Projeto, após escalar o Everest – explicou.

Rosier colocou o Ceará como o primeiro e único estado do Norte/Nordeste a ter sua bandeira aberta no cume de quatro continentes diferentes: América do Sul, África, Europa e Oceania. O montanhista também escalou o maior vulcão da terra, o Ojos del Salado (6.893m).

Segundo o montanhista, cerca de 200 pessoas conseguiram escalar os Sete Cumes, dentre eles, somente dois brasileiros. Rosier Alexandre poderá ser o primeiro nordestino e o terceiro brasileiro a realizar este feito.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile