Ceará

Cearense Dom Manuel Edmilson da Cruz, o bispo mais antigo da Igreja Católica no Brasil, completa 100 anos hoje

Published

on

Completar 100 anos de vida é uma conquista que merece ser celebrada. Esse é o caso do cearense Dom Manuel Edmilson da Cruz, o bispo mais idoso da Igreja Católica no Brasil. Nesta quinta-feira (3), seu centésimo aniversário será comemorado com uma celebração aberta ao público, presidida por Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza.

Dom Edmilson, bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte, atualmente reside na Arquidiocese de Fortaleza. De acordo com a entidade, ele se dedica “à oração, leitura e acolhimento, sempre com alegria” e mantém uma “lucidez impressionante”. Nascido em 1924, em Acaraú, no Litoral Norte do Ceará, iniciou sua trajetória no seminário aos 12 anos, foi ordenado padre em 1948, em Sobral, e tornou-se bispo em 1966, por decisão do Papa Paulo VI.

Há 30 anos, em 1994, ele foi sequestrado junto com Dom Aloísio Lorscheider, então cardeal arcebispo de Fortaleza, durante uma visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz. Esse evento marcou um divisor de águas na história do sistema prisional do Ceará.

Ao longo de seu sacerdócio, Dom Edmilson esteve próximo das comunidades mais vulneráveis, incentivando a formação de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que promovem a organização popular e a luta por melhores condições de vida, vendo a fé como um instrumento para transformar a sociedade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile