Ceará
Cearense desenvolve técnica inovadora para comunicação de pessoas com paralisia cerebral através do piscar de olhos
Pessoas com limitações de fala, mesmo que temporárias, enfrentam várias barreiras para se comunicar. Pensando nesse público, uma pesquisa no Ceará desenvolveu um sistema inovador que permite “escrever com o piscar dos olhos” usando ondas cerebrais. A iniciativa venceu um prêmio internacional e pode ser integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto “Blinktalk” (pisque e fale) recebeu o Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS e América Latina 2024, organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e a empresa Boston Scientific, na categoria Startups. O anúncio foi feito na última semana, e a cerimônia de entrega será em dezembro, em São Paulo.
O sistema utiliza tecnologias de Neurotecnologia de forma não-invasiva, através de uma interface cérebro-computador. Isso permite que pessoas com paralisia cerebral, autismo ou casos graves de Covid-19 se comuniquem por meio de ondas cerebrais.
Com um eletroencefalograma portátil acoplado externamente à cabeça, a interface cérebro-computador permite que a mente do usuário guie cursores de teclados virtuais pelo piscar dos olhos, possibilitando a escrita no computador.
“O principal resultado é a possibilidade de expressar o que se sente ou necessita. Você dá autonomia para a pessoa se comunicar no dia a dia, para que tenha acesso a informações e serviços de forma mais digna, sem uma necessidade maior de suporte”, explica Paulo Victor Loureiro, físico e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), idealizador do Blinktalk. Ele também é fundador da startup BiotechTEA, que desenvolve soluções em tecnologias assistivas para a neurorreabilitação e comunicação alternativa com a interface.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
