Noticias
Ceará vai receber 29 mil doses da vacina contra bronquiolite para gestantes
A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês, será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de dezembro. O imunizante, que custa cerca de R$ 1,5 mil na rede particular, será destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O primeiro lote, com 673 mil doses, já começou a ser distribuído para os estados. A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o VSR o agente mais comum, e afeta principalmente crianças menores de 2 anos, provocando dificuldade para respirar, febre e tosse.
A vacina administrada às gestantes proporciona proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo a necessidade de internações quando os bebês são infectados pelo VSR. Esse vírus é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia entre crianças de até 2 anos, segundo especialistas.
Conforme o Ministério da Saúde, até 15 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, sendo 82,5% em crianças menores de 2 anos. Como a bronquiolite não tem tratamento específico, o manejo clínico se concentra no alívio dos sintomas, incluindo suplementação de oxigênio, hidratação, terapia de suporte e uso de broncodilatadores quando há chiado evidente.
-
Iguatu2 semanas atrásJUSTIÇA APONTA AVANÇO PARCIAL E COBRA SANEAMENTO DE CONTRATOS TEMPORÁRIOS NA PREFEITURA DE IGUATU
-
Educação2 semanas atrásCâmara aprova adicional salarial de até 15% para professores que atendem alunos com deficiência
-
Noticias2 semanas atrásNetflix apresenta instabilidade durante a estreia da 5ª temporada de Stranger Things
-
Noticias2 semanas atrásÔnibus com torcedores do Fortaleza sofre acidente durante retorno à capital cearense
-
Noticias2 semanas atrásDetran-CE promove leilão online de carros, motos e sucatas a partir de R$ 50
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU DESPENCA NO RANKING DO ICMS E EXPÕE FALHA GRAVE NA CAPTAÇÃO DE NEGÓCIOS
-
Noticias2 semanas atrásBrasil aprova registro da primeira vacina 100% nacional contra a dengue
-
Iguatu7 dias atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos

