Regional
Ceará tem ventos de quase 50 km/h na madrugada
A queda de árvores, como de um coqueiro que derrubou um muro em Fortaleza, foi resultado dos fortes ventos registrados na madrugada desta quinta-feira, 13. O Ceará apresentou rajadas de vento em torno de 50 km/h nas últimas 24 horas, consideradas como vento fresco, de acordo com a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos.
Os ventos mais fortes sentidos na Capital estão associados à atuação de um fenômeno chamado “cavado em superfície”, que se formou sobre o oceano Atlântico ao norte da região Nordeste e influenciou as condições do tempo. Este sistema causa instabilidade atmosférica favorecendo a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb), que estão associadas justamente a precipitações intensas e a rajadas de ventos.
Esse cenário favorável ao aumento repentino da velocidade dos ventos, especialmente mais a norte do Estado, já tinha sido apontado com o aviso emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Fundação explica que a temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará acontece mais nos meses de agosto e setembro, entretanto, rajadas podem ocorrer em qualquer período do ano, dependendo dos sistemas que atuam na região.
De acordo com a Funceme, os ventos mais fortes podem causar movimentação de ramos das árvores, dificuldade em manter um guarda chuva aberto e assobio em fios de postes. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as maiores rajadas no período entre as 10h de quarta e as 10h desta quinta foram os seguintes:
FORTALEZA – 49,32 km/h
IGUATU – 40,32 km/h
JAGUARUANA – 35,64 km/h
CRATEÚS – 28,08 km/h
MORADA NOVA – 28,08 km/h
BARBALHA – 21,24 km/h
Nesta quinta-feira, há a previsão da continuidade das chuvas em todas as macrorregiões, principalmente no litoral, Jaguaribana e Maciço de Baturité. No interior do Ceará, as precipitações deverão ocorrer entre a tarde e à noite. Já mais ao norte do Estado, até o início da tarde.
Fonte: O Povo