Ceará
Ceará tem quase 5 mil acidentes do trabalho no primeiro semestre de 2018
O Ceará registrou, em 2018, 4.973 acidentes do trabalho em todo o estado, até esta quarta-feira (25). Fortaleza concentra 50% dos casos. O levantamento é do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2017, foram 8.137 registros no total.
Segundo o MPT, a média é de um trabalhador acidentado a cada hora; ocorreram também 34 mortes no ano. O balanço considera apenas ocorrências registradas no INSS por meio de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), “o que sugere uma realidade ainda mais significativa de acidentes não notificados”.
Este ano, mais de R$ 2,4 bilhões em benefícios previdenciários causados por acidentes e doenças do trabalho foram gastos no Ceará, de acordo com o Ministério.
O levantamento também mostra que de 2012 a 2017 foram 52.619 registros de acidentes do trabalho no estado, quase nove mil acidentes anualmente. Neste período, os setores de atendimento hospitalar, fabricação de calçados e construção civil registraram maior número.
Fortaleza registrou 4.548 acidentes do trabalho este ano, seguida de Maracanaú (609), Sobral (509), Caucaia (338) e Horizonte (306).
Dor nas costas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/r/l/PNvZXURd2NT5Vo3IiPAQ/info-mpt.jpg)
Causas de afastamento por acidente do trabalho, segundo o Ministério Público do Trabalho no Ceará. (Foto: Ministério Público do Trabalho no Ceará/ Divulgação)
Dor nas costas é a principal causa de afastamento do serviço no estado. E as lesões mais comuns são fraturas do punho, da mão e da perna, além de cortes.
No país, o estado cearense ocupa a 12ª posição em registro de acidentes de 2012 a 2017.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu3 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias3 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará3 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice


