Noticias

Ceará tem caso suspeito de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde

Published

on

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são monitorados no Brasil, sendo um deles no Ceará. O outro foi registrado em Santa Catarina. A informação confirmada pelo Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira(30).

Em nota, o órgão afirma que está “em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”.

Um terceiro caso está sob análise, mas ainda não foi considerado como suspeito, no Rio Grande do Sul. O Diário do Nordeste pediu detalhes à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e aguarda resposta.

Na sexta-feira (27), a Sesa lançou nota para orientar que os municípios cearenses comuniquem casos suspeitos em até 24 horas. O documento recomendou, ainda, o reforço das medidas de vigilância e monitoramento de possíveis casos.

Apesar do surto de infecções na América do Norte e na Europa, a doença ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Na sexta, o primeiro caso da América Latina foi constatado na Argentina.

Na última terça-feira (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento, uso de máscara e higienização frequente de mãos, em aeroportos e aeronaves, para evitar a entrada do vírus no País.

Fonte: Diário do Nordeste

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

EM ALTA

Sair da versão mobile