Noticias

Ceará tem capacidade de hidrogênio verde suficiente para abastecer o Brasil 4,5 vezes

Published

on

O Ceará tem capacidade de produzir 33.400 toneladas por dia de hidrogênio verde (H₂V), segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Essa matéria-prima pode ser usada para gerar energia elétrica limpa e renovável, capaz de produzir 900 GW/mês em eletricidade, mais do que suficiente para abastecer todo o Brasil 4,5 vezes. A capacidade de geração de energia instalada no Brasil considerando todas as fontes é de 195 GW, enquanto apenas o Estado do Ceará tem potencial para mais de 900 GW. Isso significa que teoricamente poderia suprir toda a necessidade de energia elétrica do Brasil, segundo Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da Fiec.

O hidrogênio verde é produzido somente a partir de fontes renováveis e pode ser chave para descarbonização da economia. O Ceará, sendo referência na geração de energia eólica e solar, desponta como peça-chave para o Brasil ser referência na produção de hidrogênio verde. Assim, poderemos garantir um processo limpo para reduzir as emissões de gás carbônico de diversos setores econômicos, completa Constantino Frate.

A afirmação do coordenador do Núcleo de Energia da Fiec está alicerçada em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), que traz o panorama do potencial energético do H₂V em todo o Brasil. O estudo da EPE diz que somente a partir do hidrogênio verde, as cinco plantas atualmente em projeto no Ceará, todas a serem instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), podem produzir 200 GWh de energia elétrica. Isso é suficiente para abastecer 100 milhões de residências.

EM ALTA

Sair da versão mobile