Ceará
Ceará tem 14 grávidas ou mães de recém-nascidos em presídios
O Ceará tem 14 grávidas ou mães de recém-nascidos, em fase de amamentação, nos presídios do estado, conforme levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base em novo cadastro nacional. Em todo o país, são 622 mulheres nestas condições.
De acordo com o CNJ, a ideia é permitir que o Judiciário conheça e acompanhe, continuamente, a situação das mulheres submetidas ao sistema prisional brasileiro. No total, no Ceará, 11 estão grávidas e três estão amamentando. As informações têm como base a data de 31 de dezembro de 2017.
Adequação e direitos
A ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, entende que, se o Judiciário não tiver condições de garantir a prisão domiciliar, o Estado deve providenciar local adequado para que a mãe possa ficar detida até o término da gestação, assim como durante o período de amamentação do filho.
Se o juiz não conceder a prisão domiciliar, enquanto estiver amamentando, a mulher tem direito de permanecer com o filho na unidade prisional.
Além disso, as presas têm direito de receber roupas, cobertas, material de higiene e limpeza e produtos de higiene pessoal, além de de assistência à saúde, inclusive ginecologista e participação em programas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Fonte: G1/CE
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

