Ceará

Ceará soma 275 homicídios de crianças e adolescentes em 2023

Published

on

Neste ano, 275 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio no Ceará. São 273 casos na faixa etária de 10 a 19 anos e dois até 5 anos. Dado é de monitoramento do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembléia Legislativa do Ceará (Alece).

Ao todo, foram 2.240 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre 1º de janeiro e 14 de outubro de 2023. Há dois dias, outra vida foi perdida de forma violenta. Kristian Gean de Araújo Alves, 14, foi assassinado em uma tentativa de chacina em uma areninha na comunidade João Paulo II, no Barroso, em Fortaleza.

Levantamento tem como base dados extraídos de registros da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Thiago de Holanda, sociólogo e coordenador técnico do Comitê, explica que alguns determinantes  vulnerabilizam mais os jovens, que são a maioria das vítimas armadas. Ser jovem, negro, morador da periferia são alguns deles.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile