Ceará

Ceará registra cerca de 220 novos casos de lábio leporino por ano

 

O Ceará registra, a cada ano, cerca de 220 novos casos de lábio leporino. A estimativa é do cirurgião buco-maxilo-facial José Ferreira. Ele estima que 13 mil pessoas em todo o Estado tenham a deformação.

Published

on

 

O Ceará registra, a cada ano, cerca de 220 novos casos de lábio leporino. A estimativa é do cirurgião buco-maxilo-facial José Ferreira. Ele estima que 13 mil pessoas em todo o Estado tenham a deformação.

De acordo com a Associação Beija-Flor, que atende crianças, adolescentes e adultos com fissura labial em Fortaleza, uma em cada 550 crianças nasce com fissura labiopalatina no Ceará. No Brasil, esse número é de uma em cada 650 crianças. 

O lábio leporino ou fissura palatina é uma abertura na região do lábio ou palato que ocorre quando tais estruturas não se fecham completamente durante a formação do bebê. Há tratamento para o problema, que pode ser descoberto ainda na gestação. De acordo com Ferreira, as intervenções para corrigir a deformação são feitas em idades diferentes. “Quando as cirurgias não são feitas no tempo certo, pessoas com lábio leporino ou fissura palatina acabam tendo sequelas. Isso que pode dificultar ou impossibilitar a correção”, afirma.

A publicitária Gleidiane Brito só descobriu a má formação da filha Maria Clara, de três anos, no dia em que a criança nasceu. Atendida pela associação, Maria Clara já fez a cirurgia para corrigir o palato e passa por tratamento com fonoaudiólogo e ortodontista na entidade.

Até sábado, a associação promove a 3ª edição da Semana do Paciente Fissurado, com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas à deformação.

O doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Diógenes Rocha, está na Capital para avaliar e fazer cirurgias em crianças com lábio leporino. Os procedimentos serão feitos no Hospital Batista Memorial e no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que realiza, em média, 30 cirurgias do tipo por mês. (Lérida Freire/Especial para O POVO)

Serviço

Semana do Paciente Fissurado

Exposição “Sorrisos que iluminam”, com fotos de pacientes fissurados

Onde: Shopping RioMar

Quando: sexta, 14. A partir das 14 horas.

Coral Beija-Flor

Onde: Shopping RioMar

Quando: sábado, 15. Às 14 horas.

EM ALTA

Sair da versão mobile