Ceará

Ceará poderá ter mais duas cidades com sinal de 5G a partir de segunda-feira (31)

Published

on

A partir de segunda-feira (31), mais duas cidades cearenses, Camocim e Canindé, poderão solicitar a ativação do sinal de 5G na faixa de 3,5 GHz, segundo comunicado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) feito na última quarta-feira (26). No entanto, é importante esclarecer que a liberação não implica na instalação imediata das redes de 5G nas localidades. Cada prestadora do serviço precisará fazer um planejamento individual para a instalação das estações de quinta geração.

Essa decisão do Governo abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já realizou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita, transmitida por antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku. Além disso, foram concluídas as ações necessárias para desocupar essa faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), e foram instalados filtros para mitigar interferências nas estações do FSS afetadas.

Para evitar eventuais interferências, as pessoas que recebem as transmissões do sinal aberto pela antena parabólica precisarão adaptar o equipamento. A Anatel informou que os inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal de TV aberta por parabólica podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento através da Siga Antenado, nome fantasia da EAF. Os novos equipamentos serão instalados mediante agendamento.

Essa iniciativa representa um avanço importante na expansão do 5G no Ceará e pode proporcionar uma melhor experiência de conectividade e comunicação para os moradores de Camocim e Canindé, bem como para as regiões vizinhas que também podem se beneficiar com o desenvolvimento das redes de quinta geração.

EM ALTA

Sair da versão mobile