Ceará

Ceará pode ter chuva intensa no domingo, com chance de raios, alagamentos e ventanias

Published

on

O fim de semana grande parte do Ceará deve registrar chuvas fortes com um acumulados expressivo, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A entidade alertou sobre risco moderado entre sábado e domingo para acumulados expressivos devido à alta possibilidade de ocorrência de chuva intensa. Segundo a Funceme, não se descarta a ocorrência de alagamentos, enchentes, inundações, ou enxurradas, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento.

O Estado seguirá com condições instáveis, o que favorece a ocorrência de precipitações, principalmente, pela influência da borda Oeste do Vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), localizado sobre o oceano Atlântico, próximo ao leste do Nordeste brasileiro. Pela a borda do VCAN estar sobre o estado, ocorre a formação de nuvens. Além do fenômeno, o sistema de brisa e efeitos locais, como relevo, temperatura e umidade tem favorecido as chuvas. A região noroeste do estado, litoral Norte e Ibiapaba, e centro-sul, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns e da Jaguaribana, seguem concentrando os maiores acumulados de chuva até segunda-feira, 1º.

Para este sábado, 27, a expectativa é tempo nublado com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e do Pecém, além de eventos de chuva no Litoral Norte e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, o tempo deve ficar nublado. Hoje, as chuvas deverão ser de intensidade variando de fraca a forte, principalmente nas porções noroeste e centro-sul. A precipitação prevista sobre os litorais de Fortaleza e do Pecém devem concentrar principalmente nos períodos da manhã e início da tarde. Já para as demais regiões, os acumulados poderão ocorrer a qualquer hora do dia, especialmente, à tarde e à noite.

No domingo, 28, a tendência de chuva segue, mas com um aumento gradual da área com chuva sobre os litorais de Fortaleza e do Pecém. A previsão é nebulosidade variável na faixa litorânea com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém. No litoral Norte e nas demais regiões, nublado com chuva. As precipitações previstas, em todas as regiões, devem ocorrer a qualquer hora do dia, especialmente, nos períodos da madrugada, manhã e tarde e de intensidade variando de fraca a forte.

Para a segunda-feira, 1º, a todo o Estado deve apresentar nebulosidade variável, com alta possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile