Regional
Ceará pode ganhar três novos campi da UFC
[caption id="attachment_1520" align="alignleft" width="768"]
Ministro Mercadante reunido com representantes cearenses (Foto: Divulgação)[/caption]O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu, na quarta-feira (13), em Brasília, um grupo de prefeitos cearenses, em encontro articulado pelo deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara Federal.

Ministro Mercadante reunido com representantes cearenses (Foto: Divulgação)
O objetivo da audiência foi negociar a implantação de campi avançados da Universidade Federal do Ceará (UFC) nas cidades de Iguatu, Itapipoca e Tianguá.
Iguatu e Itapipoca
No caso de Iguatu, a implantação do campus foi aprovada na LDO 2013, com emenda apresentada por Guimarães. O investimento deverá beneficiar diretamente a população de 14 municípios da região. O caráter de cidade polo regional atribui-se também a Itapipoca, cujo prefeito, Dr. Dagmauro Moreira, busca atender demanda por qualificação em uma cidade com aproximadamente 220 mil habitantes.
De acordo com o prefeito, a chegada da universidade tem “forte impacto social e econômico”. “Centenas de jovens da cidade e do entorno precisam se deslocar para Fortaleza ou Sobral para estudar, distanciando-se da família e deixando de investir na sua cidade. Com a UFC, inverteríamos essa lógica para um processo de atração”, defende Dagmauro Moreira.
Compromisso
Mercadante assumiu compromisso de incluir as cidades cearenses na próxima fase da expansão do ensino superior, a ser promovido pelo Governo Federal. O ministro orientou os prefeitos a elaborarem, em conjunto com a universidade, um estudo sobre as demandas de formação profissional de cada região.
Investimentos
A cargo de Guimarães ficará a mobilização de recursos, junto ao Congresso, para viabilizar os investimentos. “A interiorização do ensino técnico e superior é uma política iniciada no governo Lula e mantida pela presidente Dilma. Trata-se de multiplicar e democratizar as oportunidades para a juventude brasileira”, defendeu o petista.
Fonte: Kézya Diniz/Tribuna do Ceará
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
