Ceará

Ceará lidera ranking de transplantes de córnea no Brasil

Published

on

O Ceará lidera o ranking proporcional de transplantes de córnea entre os estados brasileiros no primeiro semestre deste ano, com 144 transplantes por milhão de habitantes registrados de janeiro a junho. Esse dado faz parte do relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Além disso, o Ceará se destaca nos transplantes de fígado e coração. No caso dos transplantes de fígado, o estado ocupa a segunda posição no ranking proporcional por milhão de habitantes no Brasil. Nos transplantes de coração, o Ceará está em terceiro lugar nacionalmente e é o líder do Nordeste em ambos os tipos de transplante.

No ranking nacional de doadores efetivos de órgãos, o Ceará está em quinto lugar, com uma taxa de 25 doadores por milhão de habitantes. Um doador efetivo é aquele que, após ser considerado apto pela equipe médica, tem seus órgãos removidos para transplante.

“O diferencial foi a implantação de uma equipe na Perícia Forense, permitindo a doação de córneas em óbitos ocorridos fora dos hospitais, e o Serviço de Verificação de Óbito, que se tornou parceiro nas doações e captações de córneas a partir deste ano”, explica Eliana. “A maioria dos transplantes ocorre com órgãos de doadores falecidos. O desejo de ser doador deve ser comunicado à família, e os familiares devem ser incentivados a fazer o mesmo, pois essa ação salva vidas, proporciona qualidade de vida e promove sentimentos de solidariedade, amor ao próximo e cidadania”, destaca.

Esse dado faz parte do relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile