Regional
Ceará confirma terceiro caso de varíola dos macacos

O terceiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) foi confirmado no Ceará nesse domingo, 10. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou o registro nesta segunda, 11, e informou que o paciente do sexo masculino tem histórico recente de viagem a São Paulo. Ele tem 26 anos e reside em Fortaleza. Os outros dois casos confirmados no Estado são residentes da Capital e de Russas.
Todos os pacientes no Ceará com diagnóstico positivo para Monkeypox são do sexo masculino. O outro paciente de Fortaleza tem 35 anos, e o residente de Russas, 43 anos.
Até o momento, o Ceará teve notificados 26 casos suspeitos de varíola dos macacos, sendo 16 já descartados laboratorialmente: Fortaleza (9), Maracanaú (1), Cedro (1), São Gonçalo do Amarante (1), Caridade (1), Caucaia (1), Ocara (1) e Guaramiranga (1).
Ainda há sete casos em investigação, notificados nos municípios de Aracoiaba (1), Juazeiro do Norte (1), Fortaleza (3), Quixadá (1) e Maranguape (1). A Sesa informa que, entre os suspeitos, quatro são do sexo masculino e três são do sexo feminino.
Não há possibilidade de surtos no Ceará
Logo após o a primeira confirmação de varíola dos macacos no Estado, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que não havia possibilidade de um surto da doença.
Ao contrário de vírus respiratórios, como o da Covid-19, o vírus da Monkeypox é transmitido principalmente pelo contato físico com a pessoa doente, tendo mais dificuldade de se espalhar.
“As viroses respiratórias se propagam com muito mais velocidade. Um caso como esse de Monkeypox em que você precisa tocar na mucosa, tocar nas lesões, precisa ter um contato mais íntimo às vezes até, é uma possibilidade muito remota [de haver surto]”, afirmou o infectologista Antônio Lima, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza.
Fonte: O Povo
PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?