Ceará

Ceará confirma primeiro caso de monkeypox em criança

Published

on

O Ceará confirmou o primeiro caso de monkeypox em uma criança, segundo balanço diário sobre a enfermidade do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Trata-se de uma menina, na faixa etária de 0 a 9 anos, moradora de Fortaleza.

Segundo os sintomas descritos no painel, a criança apresentou erupção cutânea, dor de garganta, cefaleia, perda de força, lesão na boca, além de náusea.

Com o registro, chega a seis o número de pacientes do sexo feminino acometidos com a doença no Estado, que já soma 99 confirmações. Outros 341 casos permanecem em investigação laboratorial.

Fortaleza reúne a maioria dos registros: 82 no total. Em seguida aparece Caucaia, com três casos, seguido de Sobral, Russas e Maracanaú, com dois casos cada um. Barbalha, Eusébio, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Massapê e Pacajus têm um caso cada.

QUAIS OS SINTOMAS DA MONKEYPOX?

Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, geralmente sem complicações.

Os principais sintomas da monkeypox, já identificados entre os cearenses, são:

lesões na pele;
febre;
dor de cabeça;
fraqueza;
dor muscular;
aumento dos linfonodos do pescoço;
dor de garganta;
dor nas costas;
suor/calafrios;
dor nas articulações;
lesão genital/perianal;
náusea/vômito;
inchaço dos gânglios;
lesões na boca e mucosas;
tosse;
sensibilidade à luz;
conjuntivite;
inchaço peniano;
proctite (inflamação no reto);
sinais hemorrágicos.

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode permanecer sem sintomas após ter contraído o vírus.

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

EM ALTA

Sair da versão mobile