Ceará

CEALTRU DESENVOLVE ASSESORIA TÉCNICA QUALIFICADA JUNTO A COMUNIDADES REMANESCENTES DO PROJETO PAULO FREIRE

Published

on

O Cealtru, organização social que presta serviços de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Ceará, vem desenvolvendo processos de ASSESORIA TÉCNICA QUALIFICADA, junto a 35 comunidades remanescentes do Projeto Paulo Freire nos territórios do Sertão de Crateús, Serra da Ibiapaba e Sertão de Sobral.

As ações de ATER objetivam fortalecer o alicerce social e produtivo, construídos ao longo do Projeto Paulo Freire nessas comunidades e famílias, com intuito fundamental de facilitar processos de desenvolvimento humano com buscas à sustentabilidade. São sujeitas desta ação 1.125 famílias em 35 comunidades.

 

 

O projeto hora em execução, somente tornou-se possível, dada a conquista técnica do Edital Público de ATER 01, ano 2022, realizado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, via CODEA, aonde o Cealtru logrou êxito, conquistando o direito de realizar ATER junto a famílias supracitadas.

Para o presidente do Cealtru, José Francisco de Almeida Carneiro, “o Projeto Paulo Freire deixa um legado de organização, gestão e produção em cada família, em cada associação e comunidade por onde passou. Neste sentido é preponderante lapidar o alicerce social produtivo e comercial deixado, desta forma, a assessoria técnica qualificada do Cealtru, tem buscado contribuir com o fortalecimento do tecido social existente, mais fundamentalmente, apoiar na geração de renda, com buscas à sustentabilidade de cada família parceira, envolvida nesta empreitada”.

De acordo com o Coordenador Executivo do Cealtru, José Wilson Terceiro Júnior “O Projeto Paulo Freire é um projeto exitoso, não é à toa que o mesmo é premiado internacionalmente. O Cealtru fez parte desta história, no decorrer desta jornada. Entretanto, para que o processo possa ser sustentável, social, produtivo mercadologicamente e gere mudanças de maneira efetiva nas comunidades remanescentes do Projeto Paulo Freira, faz-se necessário, complementar o que hora fora construído social e coletivamente nas comunidades. Desta feita, o Cealtru ao ganhar o edital público, tem a oportunidade de realizar não somente ATER nestas comunidades, mas certamente, poderá potencializar as capacidades humanas existentes, de modo a poder torná-las mais consistentes e concretas, ao passo que cada família possa se tornar cada vez mais, autônoma e melhorar de vida permanentemente.

O Cealtru atualmente, agosto de 2022, desenvolve ATER junto a 2.550 famílias, em 82 comunidades em 12 Territórios no Estado do Ceará, além de trabalhar com a implantação e desenvolvimento de tecnologias sociais como, cisternas de placa de primeira e segunda água, reuso de água e biodigestores.

Fonte: Cealtru

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E SENADOR? O QUE É ESQUERDA, DIREITA E CENTRÃO?

EM ALTA

Sair da versão mobile