O município de Caucaia, distante 15 km de Fortaleza, é o segundo do Brasil a receber autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas marinhas. A autorização foi concedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), de janeiro a junho deste ano, mais de 28 ninhos e 2095 mil nascimentos de tartarugas de pente foram monitorados no litoral caucaiense.

Caucaia recebeu a autorização do oficial do ICMBio em abril de 2022. Até então, o único município brasileiro a ter a permissão ambiental para monitorar ninhos de tartarugas era a cidade de Paulista, em Pernambuco. De acordo com o IMAC, o acompanhamento dos ninhos têm sido fundamental na garantia do começo do ciclo de vida dessa espécie marinha.

Confira o momento do nascimento de tartarugas pente, registrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC):

Atualmente, as tartarugas de pente estão ameaçadas de extinção. Esses animais precisam vencer vários obstáculos para chegarem no mar. Além da predação de outros animais, a ação do homem também influencia para a redução dessa população animal.

Praias limpas

Essenciais para o ecossistema do oceano, as tartarugas mantém a cadeia alimentar marinha em equilíbrio. Segundo o IMAC, praias limpas e seguras para o período de desova significam berçários perfeitos para as tartaruguinhas. Dessa forma, a presença de tartarugas nas praias de Caucaia é um indicativo de que o meio ambiente no local está em equilíbrio.

O Instituto realiza ações de em limpeza de praias e de preservação, bem como de educação ambiental. O IMAC ainda ressalta que o apoio da comunidade é fundamental na luta pela preservação da vida marinha. Além de incentivar a manter a área de praia limpa, a população do município também é convidada a apoiar no monitoramento dos ninhos.

“Há dois anos moro no Cumbuco e é o segundo ano que participo ativamente do controle dos ninhos das tartarugas. Temos um diálogo muito bom com o IMAC e isso aproxima mais ainda a comunidade desse trabalho de preservação ambiental”, conta o empresário Ricardo Selentano, morador de Caucaia, conforme nota divulgada pelo município.

Serviço

Ao encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal no litoral de Caucaia, a população pode entrar em contato com o IMAC através do Whatsapp (85) 99784 5339.

Fonte: O Povo