Ceará

Caucaia é a 1ª cidade do CE e 2ª do Nordeste com maior aumento da população indígena, diz Censo 2022

Published

on

Caucaia, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), é a cidade cearense com o maior número de indígenas, conforme revelado pelo Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7). A população indígena na cidade totaliza 17.628 pessoas, o que corresponde a cerca de 5% da população municipal. Esse número representa um aumento de 14.922 pessoas em relação ao censo de 2010. Esse crescimento é o maior do estado do Ceará e o segundo maior em todo o Nordeste, ficando atrás apenas de Salvador (BA).

A capital da Bahia, Salvador, registrou um acréscimo de 20.177 indígenas autodeclarados entre os censos de 2010 e 2022. A Bahia possui outros cinco municípios entre as 10 cidades com maior crescimento dessa população entre os dois levantamentos. Nessa lista, o Ceará é representado apenas por Caucaia. Além disso, três cidades pernambucanas também estão presentes.

A população indígena em Caucaia coloca a cidade na quarta posição em número absoluto de indígenas na região Nordeste e na 15ª posição em todo o Brasil. Na região Nordeste, Caucaia fica atrás de Salvador (BA), Pesqueira (PE) e Porto Seguro (BA). No Brasil, as três primeiras posições pertencem aos municípios amazonenses Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Caucaia é a única cidade do Ceará presente entre as 10 cidades brasileiras onde houve o maior aumento absoluto no número de indígenas entre os censos de 2010 e 2022. Dessas cidades, metade está no Amazonas, e as outras cinco estão distribuídas entre Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

EM ALTA

Sair da versão mobile