eleições 2022

Cariri e o peso na disputa eleitoral no Ceará em 2022

Published

on

A disputa pela sucessão no Ceará tende a seguir um ritmo próprio no Cariri, dada a relevância política e a quantidade do eleitorado.

Além de ser o berço político do governador Camilo Santana (PT), o lugar detém dois dos dez maiores colégios eleitorais no Estado (Juazeiro do Norte e Crato), um diferencial que, nos últimos meses, estimulou a oposição a formar base e se fortalecer com aliados.

Por ser atrativo eleitoralmente, o Cariri deverá, na análise de especialistas, ser um ponto chave na briga pelo comando do Executivo cearense. Os políticos estão de olho na base eleitoral significativa da região, que, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), soma 707.444 mil eleitores, considerando a região de planejamento do Cariri.

As recentes obras do Governo do Estado na região, a ampla aliança da base governista, a localização geográfica e até a tradição religiosa transformam o Cariri em uma espécie de campo de batalha político, com peso eleitoral decisivo nas Eleições 2022.

Além das três principais cidades: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o Cariri tem ainda a Região Metropolitana formada por Farias Brito, Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Desde 2015, o Governo do Estado considera a região de planejamento do Cariri com uma amplitude maior de municípios, somados Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Granjeiro, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre.

Obras do governo na terra Natal

Até o final de março estão previstas as inaugurações do Teleférico do Horto e do estádio Romeirão em Juazeiro do Norte, principal cidade da região. Para o cientista político Raulino Pessoa, a entrega de obras no fim do mandato é um cálculo político e serve para consolidar a base.

Cotado para ser candidato ao Senado Federal, Camilo Santana deverá deixar o cargo até o final de março, entregando a função para a vice-governadora Izolda Cela (PDT).

“Em termos de gestão pública, o governo criou uma série de políticas no Cariri; Crato tem o Curso de Medicina, em Barbalha tem o Teleférico Essas obras são ações importantes e estão sendo estreadas agora no final do mandato”, diz o professor.

 

Fonte: Diário do Nordeste

DIÁLOGO MAIS PODCAST – O Ódio na Política

EM ALTA

Sair da versão mobile