Curiosidades

Cardápios originais revelam o que comeram os passageiros da 1ª, 2ª e 3ª classes do Titanic na noite do desastre

Published

on

Se, quando foi anunciado e posto a navegar, o RMS Titanic já era fascinante em diversos aspectos, depois que o então maior navio já construído colidiu com um iceberg e afundou na noite do dia 14 de abril de 1912 – e, ainda mais, depois do sucesso do filme contando sua história – qualquer memorabilia ou informação direta do navio e de sua história torna-se motivo de fascínio, estudo e debate – até mesmo algo tão mundano quanto os cardápios com o menu servido aos passageiros.

Não é espantoso descobrir que havia uma diferença extrema entre as refeições servidas para os passageiros da primeira, segunda e terceira classe. Na primeira classe, mais de 13 opções de pratos para somente um jantar. Os cardápios aqui dispostos mostram o que os passageiros comeram no dia em que o navio bateu no iceberg.

1ª classe: Entre diversos tipos de queijo, maionese de salmão, camarões, anchovas norueguesas, sardinhas defumadas, rosbife, torta de presunto e vitela, salsicha bolonhesa, havia ainda para a primeira classe ovos Argenteuil, consomê fermier, frango à la Maryland, salada de ave e chuletas de cerdo, entre muitas outras suculentas opções.

A sala de jantar da primeira classe

Os passageiros da segunda classe não tinham tantas opções chiques quanto os da primeira, mas há ainda uma série de delícias – e uma diferença tremenda para o cardápio da terceira classe, muito mais simples e com poucas opções.

2ª classe: No café da manhã da segunda classe, frutas, peixe fresco, bacon, salsicha grelhada, batata amassada, presunto, ovos fritos, bolos, marmelada, chá, café, cereais e pão. Nas refeições, tapioca, hadoque cozido, frango ao curry, arroz, cordeiro ao molho de menta, peru, ervilhas, batatas e, de sobremesa, pudim, sorvete, frutas, queijos, biscoitos, geleia e café.

A sala da segunda classe

3ª classe: Na terceira classe as opções eram bem mais escassas. No café, mingau de aveia com leite, arengue defumado, batatas, presunto, ovos, pão fresco com manteiga, chá e café. Nas refeições (não fica claro se não era servido um almoço, pois no cardápio só consta o jantar), sopa de arroz, pães, biscoitos, rosbife, milho, batatas cozidas, pudim e frutas. Pães, queijo, e biscoitos são disponíveis.

O refeitório da terceira classe

O Titanic afundou na manhã do dia 15 de abril de 1912. Ainda que durante o resgate o privilégio de classe tenha se mantido – com preferência nos botes de resgate a quem pagou mais caro (absurdamente se medindo de fato o valor da vida por quanto dinheiro a pessoa possui), no gelo do norte do oceano atlântico, tragicamente todas as classes desapareceram, e mais de 1500 vidas desapareceram junto com o navio.

© fotos: acervo/divulgação

Fonte: Hypeness

EM ALTA

Sair da versão mobile