Brasil

Campos Neto fala sobre o uso de IA no combate à lavagem de dinheiro

Published

on

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou as oportunidades e os desafios da inteligência artificial (IA) no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Ele participou de um evento em comemoração aos 25 anos da lei que trata desses crimes no Brasil.

Segundo ele, a IA pode ser uma ferramenta auxiliar nesse trabalho, mas também pode ser usada para fins ilícitos. Ele afirmou que o Brasil tem avançado em novas tecnologias que aumentam a rastreabilidade das operações e a efetividade da prevenção e do combate a essas atividades.

Ele também fez um balanço dos progressos do Brasil nessas áreas, citando o alinhamento do país a normas internacionais da ONU e da OCDE. Ele reafirmou o compromisso do Brasil de reprimir os crimes financeiros e a cooperação do BC com os órgãos de controle.

Ele elogiou os resultados dessa cooperação, que tem viabilizado importantes operações da Polícia Federal, do Ministério Público e de outros órgãos. Ele informou que o BC fez 33 milhões de comunicações ao Coaf desde a vigência da lei, sendo 5,5 milhões somente no ano passado.

EM ALTA

Sair da versão mobile