Brasil
Campanha da Fraternidade 2020 traz o Anjo Bom da Bahia como inspiração
A tradicional Campanha da Fraternidade (CF) de 2020 homenageia Santa Dulce dos Pobres, freira baiana. Canonizada em 2019, Irmã Dulce se tornou a primeira brasileira a virar Santa. Ela morreu aos 77 anos, em 1992.
Dentre muitos trabalhos de caridade, ela fundou em 1936 a União Operária São Francisco, a primeira organização operária católica da Bahia. A partir de então, a então freira passou a recolher doentes pelas ruas de Salvador, o que a conferiu o apelido de “Anjo Bom da Bahia”.
Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a CF durante a Quaresma. Em 1985, a Igreja iniciou a terceira fase da campanha, focando em situações existenciais do povo brasileiro. Em 2020, o tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas “na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
Abertura
A abertura da CF 2020 será realiza na Quarta-Feira de Cinzas, dia 26, às 18h30min na Catedral Metropolitana durante a Santa Missa de Cinzas. Já na quinta-feira, 27, às 9h, o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques fará o lançamento da campanha.
Será uma mesa composta pelo Arcebispo de Fortaleza, pela coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-CE), Irmã Geralda de Fátima Miranda, e pela secretária regional da Caritas Brasileira, Patrícia Amorim.
Fonte: O Povo
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

