Ceará

Campanha arrecada recursos no Ceará para construir cisternas em casas no semiárido; veja como ajudar

Published

on

A construção de cisternas de placas que armazenam água da chuva há, pelo menos, duas décadas, garante segurança hídrica à população do Nordeste e de Minas Gerais. No Ceará, desde 2003, foram implantados 248 mil equipamentos do tipo, segundo a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Mas, agora, frente à baixa execução do programa por parte do Governo Federal, entidades da sociedade civil e governos do Nordeste fazem uma campanha para arrecadar recursos e manter a implantação das cisternas.

Com a iniciativa, chamada Campanha “Tenho Sede”, moradores do Ceará poderão doar qualquer valor via conta de água ou se cadastrar no site Tenho Sede e doar por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. A ação foi lançada oficialmente, terça-feira (22), no Dia Mundial da Água.

Para se ter ideia, a construção e implantação de cada cisterna no Ceará, conforme estimativa do Governo Federal, custa R$ 4.404,71. E, segundo a ASA, cerca de 50 mil famílias aguardam para receber as cisternas de 16 mil litros, cuja água é usada para atender ao consumo humano familiar para beber e cozinhar.

A mobilização é uma iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) – instância que reúne os 9 governadores do Nordeste.

No Ceará, a campanha ocorre em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
A necessidade de captar recursos para a continuidade da produção de cisternas, explica o coordenador executivo da ASA-CE, Marcos Jacinto, ganhou ênfase nos últimos anos, quando as preocupações com a descontinuidade nos repasses por parte do Governo Federal para implantação de tal tecnologia no semiárido ficaram mais evidentes.

COMO AJUDAR?
Para doar e ajudar na construção das cisternas, os interessados podem se cadastrar no site da Cagece autorizando o débito na conta de água de sua titularidade.

No Cagece basta fazer o cadastro no site <https://ri.cagece.com.br/>e autorizar o débito na conta de água;

Também é possível se cadastrar no site Tenho Sede e fazer a doação por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

Fonte: Diário do Nordeste

https://open.spotify.com/episode/3WQYkvfi47cXy7XCen7KCf

EM ALTA

Sair da versão mobile