Brasil

Caminhada é considerada um exercício cardiovascular? Especialistas esclarecem

Published

on

A caminhada é uma das atividades físicas mais acessíveis e simples, mas será que pode ser considerada um exercício cardiovascular eficaz?

De acordo com especialistas, a caminhada é, sim, um bom exercício cardiovascular, especialmente quando realizada em intensidade moderada ou alta. Essa prática oferece diversos benefícios para o sistema cardiovascular, especialmente para quem deseja melhorar o condicionamento físico e cuidar do coração.

O professor de educação física Herbert Gustavo Simões, da Universidade Católica de Brasília, destaca que a caminhada pode ser muito eficaz, especialmente para pessoas que estavam sedentárias ou com baixo nível de condicionamento. “Para esses indivíduos, a caminhada promove melhorias significativas, como melhor circulação sanguínea, controle da pressão arterial e aumento da sensibilidade à insulina, ajudando na prevenção do diabetes tipo 2”, explica.

Para aqueles com maior preparo físico, os benefícios tendem a ser mais limitados, funcionando principalmente como uma forma de queimar calorias. Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, ressalta que a caminhada também melhora a frequência cardíaca e a eficiência do coração em bombear sangue. “Essa atividade ajuda a reduzir o colesterol, controlar o peso e ainda é uma aliada na diminuição do estresse e na promoção da saúde mental”, afirma.

No entanto, para que a caminhada seja realmente eficaz como exercício cardiovascular, Netto recomenda que seja feita em intensidade moderada, mantendo a frequência cardíaca entre 50% e 70% do valor máximo. O professor Herbert complementa que a intensidade da caminhada, que pode ser medida pelo número de passos por minuto, é crucial. Ele sugere que a caminhada dure, no mínimo, 20 minutos por dia, podendo chegar até uma hora para quem busca resultados melhores. “Os benefícios estão mais ligados à intensidade do que à duração”, enfatiza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile