Mundo

ONU pede ação emergencial para evitar colapso climático no mundo

Published

on

Foi divulgada nesta segunda-feira (20), o relatório síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o aquecimento global provocado pelo homem. No documento, não é apresentado um novo estudo, mas sim um resumo final do conteúdo dos seis últimos relatórios elaborados pelo painel, reconhecido mundialmente como a fonte mais confiável de informações sobre as mudanças do clima.

Nele, alguns dos principais cientistas do clima discutem o futuro e apontam possíveis ações para evitar estragos decorrentes de um colapso climático global. Somente no final desta década que o próximo relatório da entidade deve ser publicado.

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, disse o presidente do IPCC, Hoesung Lee.

Entre suas principais conclusões, o relatório, que tem 93 autores, também pontua que existem várias opções viáveis e eficazes para nos adaptarmos às mudanças climáticas e reduzirmos globalmente as emissões de poluentes.

EM ALTA

Sair da versão mobile