Brasil

Brasileiros ficam com medalha de prata em competição de física na China

Published

on

A edição deste ano do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) rendeu medalha de prata a cinco estudantes brasileiros que levaram a equipe do Brasil ao 5º lugar do ranking geral. A posição deixa o país à frente de nações como Suíça, Austrália e Estados Unidos na competição e marca a quarta medalha de prata brasileira nas últimas cinco edições da disputa.

O IYPT apresenta um formato diferente de outras olimpíadas tradicionais e é organizado em physics fights, debates com duração de 50 minutos e realizados exclusivamente em inglês durante os quais os estudantes discutem e resolvem 17 problemas. As equipes se revezam a cada rodada com uma apresentando as soluções de um problema e a outra apontando as falhas nessas soluções.

Os times que participam do torneio são formados por um membro de cada um dos cinco grupos vencedores da fase nacional classificatória. O professor Márcio Martino, coordenador do IYPT Brasil, acredita que o desempenho do Brasil nas últimas edições do torneio consolida o país como uma das potências da disputa.

“Externamente, o grande impacto é de centenas de participantes, entre alunos, professores e jurados de todo o mundo, que passam a ver o nosso país também como um lugar com enorme potencial científico e tecnológico”, comentou Martino. “Internamente, essas vitórias são fundamentais para estimular as nossas próximas gerações de jovens cientistas”, completou.

Fonte: Tecmundo

EM ALTA

Sair da versão mobile