Brasil

Brasil tem o maior número de queimadas em agosto, desde 2010

Published

on

Em agosto, o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas, conforme dados do “Programa Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o pior resultado para o mês desde 2010, quando foram detectados 90.444 focos ativos pelo satélite de referência do Inpe.

Com base nos dados históricos coletados pelo Inpe desde 1998, este agosto é o quinto pior em termos de focos de queimadas no Brasil. A taxa mais que dobrou em comparação com o ano passado, quando foram registrados 28.056 focos no mesmo período.

Segundo o Inpe, mais de 80% desses focos ocorreram na Amazônia e no Cerrado.

Na Amazônia, a temporada de incêndios geralmente ocorre entre junho e outubro, mas fazendeiros, garimpeiros e grileiros derrubam a floresta e se preparam para queimá-la durante todo o ano. De acordo com o Programa Queimadas, o bioma registrou 65.667 focos de fogo desde janeiro até agora (1º de setembro).

Esse número representa um aumento de 104% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contados 32.145 focos pelo instituto. Toda a fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros. Somente em agosto de 2024, o bioma registrou mais da metade de todos os focos do ano: 38.266.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile