Brasil

Brasil exporta 54% de sua produção de petróleo nos primeiros nove meses do ano, revela Ineep

O Brasil exportou mais da metade do petróleo produzido nos primeiros nove meses do ano, registrando um aumento de 260% em relação a dez anos atrás.

Published

on

O Brasil exportou mais da metade do petróleo produzido nos primeiros nove meses do ano, registrando um aumento de 260% em relação a dez anos atrás, conforme levantamento do Instituto Estratégico de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). De janeiro a setembro de 2024, o país exportou uma média de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), ou 54% da produção total, contra 47% no mesmo período do ano passado, considerando tanto a Petrobras quanto as petroleiras privadas.

“O crescimento das exportações na última década deve-se principalmente à expansão da produção no pré-sal, contrastando com a modesta ampliação da capacidade de refino nacional. Enquanto a produção nacional de petróleo aumentou cerca de 48%, de 2,3 para 3,4 milhões de barris por dia, a capacidade de refino avançou apenas 7,5%, de 2,13 para 2,29 milhões de barris por dia,” destaca o instituto, com base em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Em 2024, a China foi o principal destino das exportações, absorvendo cerca de 46,2% do total. Os Estados Unidos e a Espanha se destacaram como outros destinos importantes, recebendo 13,1% e 10,2%, respectivamente. A Petrobras permanece como a principal exportadora, embora a contribuição das empresas privadas tenha crescido para cerca de 450 mil bpd.

Na última década, impulsionada pela produção do pré-sal e pela redução do parque de refino devido aos programas de desinvestimentos durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a Petrobras teve um aumento significativo na produção. Em 2013, a companhia exportou cerca de 210 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 11% de sua produção total.

Em 2023, o volume exportado atingiu 590 mil barris diários, representando 27% da produção total. No terceiro trimestre do ano, a Petrobras, como concessionária, deteve 63% da produção total de petróleo e gás, alcançando 2,71 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). As demais petroleiras responderam por 1,62 milhão boe/d, aproximadamente 37% da produção nacional no período.

EM ALTA

Sair da versão mobile