Brasil

Brasil envia avião da FAB para repatriar brasileiros no Oriente Médio

Published

on

O Brasil está preparando uma operação de repatriação dos seus cidadãos que estão na região do conflito entre Israel e Palestina, que começou neste final de semana. Um avião da FAB já partiu de Natal para Roma, de onde seguirá para Tel Aviv nos próximos dias, levando médicos e psicólogos para auxiliar os brasileiros.

O governo dispõe de seis aeronaves para a missão, com capacidades variadas de passageiros. A primeira lista de repatriados deve ser concluída pelas embaixadas brasileiras na manhã desta segunda-feira. Os brasileiros que quiserem voltar ao país terão prioridade no embarque.

O comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, está coordenando a operação com o apoio de um brigadeiro na embaixada de Israel. Ele disse que a missão será ajustada de acordo com as necessidades dos ministérios envolvidos. Ele também participou de uma reunião no Itamaraty com o ministro da Defesa, José Múcio, para analisar a situação do conflito.

Os aviões brasileiros poderão usar outros aeroportos na região, além de Tel Aviv, dependendo das condições de segurança e logística. O comandante da FAB afirmou que alguns brasileiros já conseguiram sair da área do conflito por meio de voos comerciais. Ele ressaltou a importância de trazer de volta os brasileiros que estão em risco.

EM ALTA

Sair da versão mobile