Ceará

Boto-cinza, baleia cachalote e peixe-boi-marinho estão na lista de ameaçados de extinção no Ceará

Published

on

A Lista Vermelha dos Mamíferos Marinhos e Tartarugas Ameaçados de Extinção do Ceará, divulgada nesta quarta-feira (5), pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), apontou três mamíferos e quatro tartarugas entre as espécies marinhas ameaçadas no estado.

Das 25 espécies de mamíferos que ocorrem no Ceará, constam entre os ameaçados de extinção:

boto-cinza (Sotalia guianensis): classificado na categoria “Em Perigo”;
baleia cachalote (Physeter macrocephalus): classificado como “Vulnerável”;
peixe-boi-marinho (Thrichechus manatus): na situação mais preocupante, definida como “Criticamente em Perigo”.

A classificação foi feita pela equipe de analistas liderada pelo doutor Vitor Luz, da ONG Aquasis, que coordena programas de conservação voltados para esse grupo.

Conforme o professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que coordenou os trabalhos de elaboração da Lista, o boto-cinza pode ser visto próximo à orla.

“O primeiro pode ser visto próximo à orla, geralmente em bandos de poucos indivíduos. Já a cachalote só ocorre em alto mar”, disse Hugo Fernandes.

A Lista Vermelha dos Mamíferos Marinhos e Tartarugas Ameaçados de Extinção do Ceará foi apresentada durante a abertura da Semana Estadual de Proteção Animal (SEPA 2022), que tem como tema “Preservação da Fauna”.

Apenas dez estados brasileiros possuem listas de fauna ameaçada. O Ceará é o décimo primeiro e um dos pioneiros no Nordeste, numa iniciativa modelo em termos de articulação entre Academia e Poder Público.

O levantamento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Sema, no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que teve como primeiro produto o Inventário de Fauna, lançado em 2021, que registrou 128 mamíferos terrestres, 133 répteis, 25 mamíferos marinhos, 57 anfíbios, 443 aves e 102 peixes continentais e mais de 400 peixes marinhos.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile