Brasil

Bolsa Família pode ser causa para queda em taxa de pessoas à procura de emprego, dizem especialistas

Published

on

De acordo com especialistas consultados pela CNN, os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, podem ser apontados como uma das possíveis causas para a recente queda na taxa de participação na força de trabalho, que mede o número de pessoas empregadas ou em busca de emprego.

Daniel Duque, pesquisador especializado em Economia Aplicada do FGV Ibre, observa que embora seja ainda difícil identificar as razões específicas desse declínio, o aumento dos programas de transferência de renda emerge como um destaque entre as possibilidades.

“Ainda é muito difícil mapear as causas, mas o que pode explicar são os aumentos nas transferências de renda, desde 2022 com o Auxílio Brasil e agora com o retorno do Bolsa Família — que teve expansão de benefícios em 2023”, aponta.

A taxa de participação ficou em 61,4% na atualização mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para abril. A divulgação desse dado sempre diz respeito ao trimestre — ou seja, essa porcentagem traz o índice entre fevereiro e abril.

Na divulgação de março, o índice trimestral havia ficado em 61,6%; em fevereiro foi 61,7%, em janeiro ficou em 61,9% e, em dezembro de 2022, foi de 62,1%.

EM ALTA

Sair da versão mobile