Noticias

Boletos passarão a ser compensados no mesmo dia

Published

on

A partir desta sexta-feira (15), os boletos passam a ser compensados no mesmo dia se forem pagos até às 16h30. No entanto, essa alteração dependerá do contrato da empresa ou operadora de serviços com os bancos, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Após às 16h30, os pagamentos só serão processados no dia seguinte. Um total de 136 instituições participam dessa nova modalidade. A Febraban afirma que essa mudança beneficiará o comércio pela agilidade, especialmente no setor de vendas online, permitindo entregas mais rápidas e recebimento antecipado. A entidade prevê que pelo menos 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto o restante será processado no dia seguinte ao pagamento.

No ano passado, 4,2 bilhões de documentos foram transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões. A Federação estima que o novo sistema, baseado em uma centralização de dados interligada às instituições financeiras de todo o país, tenha reduzido fraudes em R$ 450 milhões por ano.

Os boletos bancários surgiram com a instrução normativa do Banco Central, emitida por meio da carta circular nº 2414, em 07 de outubro de 1993, e que entrou em vigor em 03 de janeiro de 1994. Essa instrução determinou procedimentos para a implantação da compensação eletrônica de cobrança.

O boleto bancário é um documento utilizado por bancos e clientes para o recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço. Essa forma de pagamento foi desenvolvida para facilitar o processo de cobrança e compensação de operações de crédito, sendo acessível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, bastando ter uma conta bancária e contratar o serviço junto ao banco.

EM ALTA

Sair da versão mobile