Noticias

Bode ioiô e vaia cearense ganham NFTs após um século de história no Ceará

Published

on

Dois símbolos da cultura do Ceará viraram non-fungible tokens (NFT) — ou tokens não fungíveis — após décadas na história do estado. O Bode Ioiô, animal eleito vereador da capital em 1922, e a vaia cearense, famosa pelo episódio em 1942, foram lançados digitalmente, nesta quinta-feira (17).

O NFT é um ativo que tem como base a tecnologia blockchain e que serve como uma identidade digital de um item, assegurando a autenticidade daquele item, que passa a ser único.

O bode marcou a política fortalezense sendo eleito vereador, mas nunca tomou posse. Outro momento histórico cearense aconteceu há 80 anos, quando frequentadores da Praça do Ferreira, no Centro, vaiaram o sol que teimava em aparecer por entre as nuvens de um dia chuvoso.

A iniciativa de criar os NFTs desses símbolos foi da empresa cearense Blockchain One. “Acredito que o que define se um projeto que envolve artes digitais e NFT vai ser bem sucedido é a sua capacidade de gerar identificação. E buscamos trazer essa identidade diretamente para o nosso projeto: seja pelas histórias que escolhemos contar ou até mesmo pelos elementos e pelo estilo dos desenhos”, explica Dan Stefanes, CEO da Blockchain One.

Fonte: G1 CE

https://open.spotify.com/episode/3WQYkvfi47cXy7XCen7KCf

EM ALTA

Sair da versão mobile