Brasil

BNDES e Petrobras investem na conservação do Cerrado e do Pantanal

Published

on

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras anunciaram um investimento conjunto de R$ 42 milhões em projetos de restauração ecológica, abrangendo áreas de, no mínimo, 200 hectares, com a finalidade de preservar os biomas Cerrado e Pantanal. Os estados beneficiados por esses projetos são Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com um prazo de execução de até quatro anos.

Segundo a Petrobras, as áreas elegíveis podem estar situadas em qualquer parte de dez corredores de biodiversidade associados aos biomas mencionados. Esses corredores incluem regiões como a Bacia do rio Jauru, Chapada dos Guimarães, Emas-Taquari, Figueirão-Rio Negro-Jaraguari, Miranda-Bodoquena, Veadeiros-Pouso Alto-Kalungas, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE DF) – Paranaíba-Abaeté, Serra da Canastra, Sertão Veredas-Peruaçu e Serra do Espinhaço.

Até nove projetos serão contemplados, implementando ações em corredores de biodiversidade que conectam fragmentos florestais remanescentes de vegetação nativa. O objetivo principal é facilitar o deslocamento de animais e a dispersão de espécies vegetais por meio da propagação de sementes. Além disso, está prevista a geração de créditos de carbono, ampliando os benefícios desses projetos, conforme destacado pelo BNDES.

Os recursos serão aplicados de acordo com o novo edital da iniciativa Floresta Viva, lançado durante a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no sábado (9). A Petrobras enfatizou que a iniciativa Floresta Viva também visa à originação de créditos de carbono, ampliando ainda mais os benefícios dos projetos.

A seleção pública de propostas está restrita a instituições sem fins lucrativos, como associações civis, fundações privadas ou cooperativas. O prazo para o envio das propostas é até meados de março de 2024, e o edital está disponível para consulta no Portal de Chamadas do FUNBIO, no link: Floresta Viva – Corredores de Biodiversidade.

 

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

EM ALTA

Sair da versão mobile