Noticias

Bebê nasce com quatro rins em Goiás; caso é um dos 100 registrados no mundo

Published

on

Isis Eloah Ferreira Alves, uma bebê com apenas 1 ano e 1 mês de idade, surpreendeu os médicos em Formosa, Goiás, ao nascer com quatro rins. Filha de Thalia Silva Alves, de 21 anos, a pequena veio ao mundo através de um parto cesariano prematuro e enfrentou diversas internações desde então.

Em uma entrevista ao portal G1, a mãe compartilhou sobre o desenvolvimento da filha e as dificuldades no tratamento da condição. “Ela nasceu prematura, apresenta alguns atrasos motores, e toda semana precisamos realizar acompanhamentos e exames de rotina, mas ela leva uma vida normal”, explicou Thalia Silva.

Os médicos diagnosticaram que Isis possui uma condição extremamente rara chamada “rins supranumerários”. “É desafiador, mas ao mesmo tempo satisfatório saber que minha filha é única e rara. Procuro enxergar o lado positivo da maternidade, mesmo sabendo que não é fácil”, relatou Thalia Silva.

De acordo com o urologista-pediátrico Hélio Buson, chefe do setor de urologia do Hospital da Criança de Brasília (HCB), apenas cerca de 100 casos desse tipo foram documentados mundialmente. Ele é o especialista responsável pelo caso da menina.

O médico explicou que a má-formação mencionada ocorre durante a gestação, durante a formação do rim. “O rim é um órgão formado a partir de um broto que surge ao lado da bexiga. Esse broto pode se duplicar, formando um rim com dois tubos, que drenam esse rim, ou resultar em dois rins”, esclareceu o especialista.

EM ALTA

Sair da versão mobile