Iguatu

Bancos de Iguatu são notificados por atendimento demorado

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública, na última terça-feira (16), contra o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú e o Banco do Nordeste em Iguatu.

Published

on

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública, na última terça-feira (16), contra o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú e o Banco do Nordeste em Iguatu.

O pedido é para que as agências atendam os clientes em um tempo máximo de 25 minutos. A ação, realizada pelos promotores de Justiça Francisco das Chagas da Silva e Aureliano Rebouças Júnior, foi motivada pelas reclamações de vários consumidores recebidas no Decon de Iguatu. De acordo com o MP, houve queixas relacionadas a um tempo de espera superior a uma hora. O MP colheu elementos e constatou o descumprimento ao art. 1º da Lei Municipal nº 1.669/2012, que regulamenta o tempo de espera dos clientes na fila de bancos. O Ministério Público sugere uma multa de R$ 5 mil para cada instituição financeira que descumprir a ordem judicial.(Jangadeiro)

Competição por folhas de salários esfria

A disputa pela folha de pagamentos de municípios e da administração pública, que já foi intensa, perdeu a atratividade para os bancos. Como os funcionários passaram a poder escolher o banco pelo qual recebem seus salários, a corrida por essas contas diminuiu. “Com a portabilidade, o banco pode conquistar o cliente sem comprar a folha”, diz um especialista.

Bancos devem ter ganhos menores

Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander devem registrar juntos lucro líquido de R$ 10,59 bilhões no primeiro trimestre deste ano, segundo as projeções de analistas. A cifra é 2,5% menor que a observada em igual período de 2012.

Aprovado projeto que permite estados e municípios renegociar dívidas com a previdência

Municípios, estados e o Distrito Federal (DF) vão poder refinanciar as dívidas com a Previdência Social, caso a presidenta Dilma Rousseff sancione o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2013, aprovado nesta quinta-feira (18) pelos senadores. Pela proposta, construída e aprovada na Câmara dos Deputados e mantida no Senado Federal, os governos locais vão poder negociar as contribuições sociais vencidas até 28 de fevereiro de 2013. Atualmente, os estados, municípios e o DF só podem repactuar dívidas até a data limite de 31 de outubro de 2012.

Deputada cobra ações emergenciais

E a deputada Mirian Sobreira (PSB) usando a tribuna da Assembléia afirmou que o Governo Federal não tem se mobilizado para promover ações de urgência no semiárido. Para Mirian Sobreira, o Estado do Ceará não tem sido prioridade para o Governo Federal. Segundo ela, a maioria dos programas em vigor no Ceará não são medidas emergenciais, mas de médio e longo prazo. O programa Água Para Todos, por exemplo, há mais de um ano implantado no Ceará, ainda está em fase de discussão e a pessebista garante que, até o fim do ano, não estará pronto. “A operação carro-pipa precisa ser melhorada. Não é o ideal, mas é o que tem resolvido a situação de forma mais célere. É importante que no Ceará tenha mais cisternas, no entanto, ela não atende quem realmente precisa de água”, aponta.

Milho

Informa a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA): o milho doado pelo Governo Federal ao Ceará será vendido pelo mesmo preço da Conab. A venda será feita aos agricultores do Pronaf e aos produtores devidamente cadastrados. Resta saber quando é que o produto estará disponível.

Venda de bebida para menores é crime

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, na quarta-feira (17), projeto de lei que criminaliza a venda, fornecimento (inclusive gratuito), servir ou entregar bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade. Apreciada em turno suplementar – segunda votação – a matéria segue para avaliação da Câmara dos Deputados. Os senadores estabeleceram que os vendedores de bebida alcoólica condenados pela Justiça deverão cumprir pena de dois a quatro anos. Os senadores estabeleceram que os vendedores ou fornecedores de bebida alcoólica processados e condenados pela Justiça deverão cumprir pena de dois a quatro anos de detenção.

Projeto sobre drogas: Relator excluirá pontos polêmicos

O relator do projeto na Câmara que amplia a internação compulsória de usuários de drogas excluirá da proposta a criação de um cadastro de usuários e o fichamento de alunos suspeitos.

Pastor Pop

O telepastor Silas Malafaia, hoje a maior celebridade do mundo evangélico, começou a ser bombardeado na sua retaguarda. Reportagem de capa da revista evangélica “Cristianismo Hoje” diz que “violência verbal e ênfase em dinheiro” levam Malafaia a atrair rejeição dentro da própria igreja.

Desequilíbrio fiscal: Estados inflam gasto com pessoal

Os gastos com pessoal têm crescido em 22 dos 27 estados, em rota de colisão com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na Paraíba, o limite legal (49% da receita líquida) já foi rompido, e mais cinco estados estão na zona de risco.

Servidores municipais

Trabalhadores do município esperam que o atual prefeito reconheça as perdas  referentes aos três últimos meses da gestão do ex-prefeito Edilmo Costa (2002). Muitos entraram com ações na justiça, mas o prefeito Agenor recorreu. Opinião de um servidor:Agora na condição de conselheiro, Edilmo poderia dar uma mãozinha.

Mudanças no futebol

Corre na imprensa esportiva local que a diretoria da ADI estaria contratando novos atletas para reforçar o elenco. A campanha atual não vem agradando a ninguém e alguns jogadores seriam dispensados também. Pensando no G4 da série B, o time tentará a sua primeira vitória no Agenorzão contra o time de Crateús.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile