Nesta manhã de terça-feira, no Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), vai apresentar o “Atlas da Violência 2016″.O estudo analisa os números mais atuais sobre a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, em decorrência de armas de fogo, por violência policial, e sobre os homicídios de afrodescendentes, mulheres e jovens. Os dados serão explicados por Daniel Cerqueira, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, e por Olaya Hanashiro, coordenadora de Projetos do FBSP.

Decon da Assembleia

Uma parceria com o Decon-CE e a Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa fará reunião, a partir das 14h30min desta terça-feira, com as operadoras de planos de saúde instaladas no Estado. O objetivo, segundo o presidente da comissão, Odilon Aguiar (PMB), é discutir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que impeça a cobrança de taxa de disponibilidade para atendimento obstétrico.

Fortaleza tem maior índice de violência nas escolas, diz pesquisa

Segundo pesquisa do MEC, 67% dos alunos dizem ter sofrido violência. Estudo foi realizado nas cidades com maior índice de morte de jovens A pesquisa envolve casos de agressão física e psicológica nas escolas públicas. O estudo, divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (21), foi realizado nas sete capitais com maiores taxas de assassinatos entre jovens. Por aqui, não há registros de mortes, mas alguns vigilantes observam certos comportamentos de jovens , evitam o confronto pois quando interferem nem sempre são compreendidos e às vezes taxados de autoritários.

STF sem sessões nesta Semana Santa

“Apesar da crise política ter atingido seu ápice na semana passada, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) cancelaram todas a sessões desta semana na corte. A decisão segue uma determinação legal. A lei 5.010, de 1966, que organiza a Justiça Federal de primeira instância, estabelece que, na Semana Santa, a Justiça Federal, inclusive os tribunais superiores, deve suspender o expediente entre a quarta-feira e o domingo de Páscoa. No Supremo, as sessões da primeira e da segunda turma, que ocorreriam nesta terça-feira (22), também foram canceladas. A semana de folga do STF foi criticada, nos bastidores, por integrantes do governo. O Planalto ficou incomodado com a falta de celeridade na análise definitiva sobre a situação da entrada de Lula na Casa Civil.” (Com Agências)

Maconha liberada pela Anvisa

Resolução restrita ao uso medicinal permite a importação da planta e de outros artigos contendo ativos da Cannabis sativa, além de aprovar compostos à base do entorpecente THC. Medicamentos e produtos com derivados de maconha poderão ser importados por pessoas físicas, desde que haja prescrição médica, diz resolução da Anvisa.

Diminui pessimismo na construção civil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou hoje (21) que o pessimismo vem diminuindo entre empresários da construção. De acordo com dados da Sondagem Indústria da Construção, o índice de evolução do nível de atividade no setor passou de 33,6 pontos em janeiro para 35,2 pontos em fevereiro. O indicador de número de empregados variou de 33,8 pontos para 35,5 pontos no período. O índice varia de 0 a 100 e valores abaixo de 50 pontos sinalizam retração da atividade e do emprego. Em março, a intenção de investimentos no setor registrou 23,5 pontos e é o menor nível da série histórica iniciada em novembro de 2013. A Sondagem Indústria da Construção foi feita entre os dias 1º e 10 deste mês com 593 empresas, das quais 183 de pequeno porte, 267 médias e 143 grandes.

Concurso para professores

A Prefeitura de Fortaleza abre as inscrições para a seleção de professores substitutos para a rede municipal de ensino. São ofertadas 500 vagas para contratação imediata, sendo 482 de ampla concorrência e 18 destinadas a candidatos com deficiência. O edital estabelece também 2.500 vagas para cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas no site do Imparh até as 23h59 do dia 3 de abril.

Cunha: defesa no fim do prazo

Réu na Lava-Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, entregou sua defesa no processo que se arrasta no Conselho de Ética.

Ovos da páscoa

O preço não é convidativo para a maioria dos consumidores. A Boa Vista SCPC Consultoria fez uma pesquisa e concluiu que o brasileiro vai gastar pouco neste período santo. No Brasil, a média será de R$ 86,00. Já no Nordeste, isso deve girar em torno dos R$ 76,00.

Dia da Água

No Dia Nacional da Água, Estudo do SOS Mata Atlântica mostra que agua de rios é ruim ou péssima em 36,3% de pontos.

Debandada

Neste momento em a janela partidária está aberta, continua a debandada de filiados petistas em Iguatu. Após temporada no PT, o ex-vereador Vandeilton Sucupira está de volta ao PDT. O mesmo ocorreu com o ex-vereador João Aquino que também se filiou ao partido dos Ferreira Gomes no município. Nas ruas, o eleitor espera por renovação na politica.

Chuvas

Semana santa abençoada com chuvas. Durante a madrugada desta terça-feira, os pluviômetros da Ematerce registraram 21mm. E segundo as previsões, deve continuar chovendo durante o dia.

Prepare-se

Após grampos, ninguém quer mais ligar para o Lula. Com a queima de judas, não será surpresa se a rede Globo promover eventos com cobertura ao vivo, nos moldes do panelaço e das ultimas manifestações.

Assuntosnet: Terça-feira (22) de Março, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.Boa leitura!