Mundo

Atiradores matam ao menos 30 pessoas em ataque no norte da Nigéria

Published

on

Atiradores mataram ao menos 30 pessoas em um ataque em Sokoto, estado do norte da Nigéria, informou o escritório do governador nesta segunda-feira (18).

O ataque começou em um mercado de Goronyo no domingo (17) e continuou na manhã desta segunda-feira, disse o governador de Sokoto, Aminu Waziri Tambuwal, em um comunicado.

Iliyasu Abba, morador e comerciante local, disse que havia 60 corpos no necrotério do Hospital Geral de Goronyo e que outras pessoas sofreram ferimentos enquanto fugiam.

“Os atiradores invadiram o mercado, já que estava cheio de compradores e comerciantes”, disse ele.

Os agressores estavam “disparando esporadicamente contra nós depois de cercarem o mercado disparando em todas as direções e matando pessoas.”

Abba disse que, inicialmente, os atiradores se sobrepuseram aos policiais que tentaram intervir. Um porta-voz da polícia não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Crise de segurança

Atiradores mataram dezenas de pessoas e sequestraram centenas mais por resgate no noroeste da Nigéria no último ano, em meio a uma crise de segurança que o governo está tentando enfrentar com blecautes de comunicação, operações militares e reforço do policiamento.

O governo ordenou o desligamento de todos os serviços de telefonia e internet em todo o estado de Zamfara no início de setembro, ampliando o blecaute mais tarde a partes dos estados de Katsina, Sokoto e Kaduna à medida que as operações militares se intensificavam.

Fonte: CNN Brasil

EM ALTA

Sair da versão mobile