Curiosidades

Astrofísico ministra palestra sobre eclipse em Sobral que confirmou teoria de Einstein

Published

on

O astrofísico Daniel Kennefick, professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, ministrou ontem palestra no Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC). Evento, realizado pelo programa de pós-graduação em Física, tratou dos 100 anos da expedição de Albert Einstein a Sobral, a fim de analisar um eclipse e provar a Teoria da Relatividade Geral. Fenômeno visto em terras cearenses em 29 de maio de 1919 consolidou o que ainda hoje é uma das principais teorias da astrofísica moderna.

A palestra “No shadow of doubt: the eclipse expedition to Sobral in 1919” (Sem sombra de dúvida: A expedição do eclipse para Sobral em 1919) trouxe aspectos técnicos e teóricos com relação aos procedimentos realizados à época para provar o que Einstein havia previsto anteriormente em cálculos. Estudantes, sobretudo do curso de Física, puderam conhecer mais sobre teoria que possibilita atualmente diversas abordagens de pesquisa.

Daniel Kennefick é astrofísico, historiador da Ciência e professor associado da Universidade do Arkansas. Ele pesquisa ondas gravitacionais, estrutura espiral das galáxias de disco e história da relatividade e da astronomia do século XX. É autor de vários livros e artigos sobre o cientista alemão Albert Einstein e a teoria da relatividade.

Dentre eles, destaca-se “No shadow of a doubt: the 1919 eclipse that confirmed Einstein’s theory of relativity” (Sem sombra de dúvida: o eclipse de 1919 que confirmou a teoria da relatividade de Einstein), que narra as viagens realizadas em 1919 ao Brasil e à África para a comprovação da teoria da relatividade.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile