AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Um terço dos municípios deve fechar o ano no vermelho

Published

on

Um em cada três municípios fechará 2018 com as contas no vermelho, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que ouviu os prefeitos de 4.559 das 5,6 mil cidades do País. Os problemas para equilibrar as contas atingem 1.444 localidades (31,7%). Diante das dificuldades, 186 prefeitos (7,9%) que optaram por pagar o 13.º salário em uma parcela vão atrasar o repasse. Entre os que dividiram o pagamento, 190 (8,9%) não terão recursos para depositar a segunda parcela na próxima quinta-feira, dia 20, como manda a lei. Metade dos municípios tem dívidas com fornecedores e 15,5% não pagarão os salários de dezembro em dia. Como ainda estão em meio de mandato, os prefeitos não podem ser enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige disponibilidade de caixa somente nos dois últimos quadrimestres de governo. (O ESTADO DE SÃO PAULO)

TRE do Ceará confirma para quarta-feira a diplomação dos eleitos

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará, na próxima quarta-feira, às 17 horas, no Centro de Eventos, a cerimônia de diplomação do governador reeleito Camilo Santana, e da vice-governadora, Izolda Cela; dos senadores eleitos, Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (PROS); dos 46 deputados estaduais e 22 deputados federais escolhidos nas Eleições 2018. A confirmação da data é da assessoria de imprensa do TRE.

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse neste domingo (16), em sua conta no Twitter, que o tema pena de morte não será debatido em seu governo. A afirmação foi feita após a publicação de reportagem pelo jornal O Globo neste domingo com o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Segundo a matéria, o filho do presidente eleito defendeu “a possibilidade de pena de morte para traficantes de drogas, a exemplo do que ocorre na Indonésia, e para autores de crimes hediondos”.

Delatores dizem que propina da OAS era de R$ 200 mi anuais

O grupo OAS repassava cerca de R$ 200 milhões em propina anualmente até se tornar alvo da Lava Jato, em 2014, afirmam ex-funcionários da empreiteira. Eles operavam a controladoria, departamento responsável pelo caixa dois e pela distribuição de dinheiro ilegal.

Reforma tributária corre risco de já nascer ultrapassada

Negociada há décadas no Congresso, a reforma tributária pode nascer já arcaica. Enquanto países desenvolvidos discutem como taxar robôs, transações financeiras digitais e transmissão de conteúdo on-line, o Brasil sequer conseguiu implantar o IVA. Para especialistas, é preciso incluir a nova economia na proposta.

Profetas da chuva reunidos em Tauá têm previsão de inverno fraco para 2019

A divulgação saiu durante o 3º Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns realizado na manhã de sexta-feira (14). Reunidos no auditório do Instituto Federal de Educação do Ceará, campus de Tauá, os agricultores que são conhecidos como profetas da chuva divulgaram previsão para a próxima quadra chuvosa (fevereiro a maio). Cinco de seis profetas que compareceram ao evento revelaram que as chuvas devem ficar abaixo da média para o período. Os agricultores olham a natureza, verificam as plantas, lua, estrelas, vento e comportamento dos animais. Mesmo assim, diante deste cenário, com a chamada pré-estação, há um clima de otimismo para uma quadra invernosa positiva em 2019.

Natal dos bancários

Sindicato dos bancários de Iguatu sob a presidência de Edvard Costa realizou nesta noite de sábado (15) a confraternização natalina. Evento realizado na AABB, contou com a presença de funcionários, aposentados e familiares. Contou com música ao vivo e sorteio de cesta de Natal.

Vereadora Eliane Braz, é eleita presidente da Câmara de Iguatu

O pleito realizado na manhã deste sábado, 14, com a participação de chapa única, face da desistência do vereador Marcone Filho do (PROS). A vereadora Eliane Braz (PTB) recebeu 11 votos, e irá presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iguatu para o próximo período legislativo. Dos 17 vereadores, quatro não compareceram. Mário Rodrigues (atual presidente), Marcone Filho, Vicente Reinaldo e Louro da Barra. A presidente eleita obteve os dez votos dos vereadores de situação, mais o voto do vereador de oposição, Édson Adriano. Confirmado o resultado, a presidente eleita, Eliane Braz, esposa do prefeito Ednaldo Lavor, frisou que vai assegurar uma presidência aberta a todos os parlamentares e de apoio aos projetos enviados pelo Executivo. O resultado teve repercussão junto à população com vários comentários nas redes sociais.

Prefeitura e o Natal

A Prefeitura Municipal de Iguatu realizou no último sábado, 15, a abertura do Natal de Um Novo Tempo. Evento contou com a presença de autoridades e parte da população. A antiga estação ferroviária, localizada ao lado da Praça das Crianças, adquiriu uma decoração simbólica dentro do clima natalino com show pirotécnico em que se festeja o nascimento do menino Jesus. O evento sensibiliza as famílias pelo caráter solidário e se estenderá até dia 29.

EM ALTA

Sair da versão mobile